Início

Fotografia (029) Rembrandt de Kristina Kazarina

Há um bom tempo eu tinha grande interesse em escrever sobre a luz Rembrandt que, para mim, é um sistema de iluminação dos mais belos para a composição de retratos.
Em contato com Kristina Kazarina, uma fotógrafa russa, que vive atualmente na Tailândia, recebi autorização para publicar alguns de seus trabalhos, que se encaixam perfeitamente nas nossas leituras.

Sweet dreams by Kristina Kazarina on 500px.com
https://500px.com/kazarina

A iluminação Rembrandt tem seu nome derivado da técnica usada pelo pintor de mesmo nome. Rembrandt, em suas pinturas, buscava aprisionar a luz na forma de triângulo na metade da face menos iluminada.

O triângulo é “montado” pela junção da sombra na parte inferior do nariz, com a sombra da bochecha - temos então a letra V.
Esta iluminação é muito indicada para retratos que explorem feminilidade para proporcionar delicadeza que eleve a interpretação de uma face agradável e amiga.


Certifique-se que o olho do lado mais escuro possui cathlight, senão o rosto perderá vida. Para saber mais sobre este tema, leia o nosso artigo que trata deste tema.

Como conseguir a luz Rembrandt?

O efeito Rembrandt pode ser obtido apenas com uma fonte de luz, mas existem limitações ligadas ao tamanho da fonte de luz, ao posicionamento da face da pessoa e sua anatomia.

No exemplo abaixo temos uma fonte de luz para iluminar a dama da esquerda para a direita. A posicionamento cuidadoso da face permite que esta iluminação tenha impacto semelhante ao da luz split, que vimos no artigo O lado bom da luz.


Simple russian girl by Kristina Kazarina on 500px.com
https://500px.com/kazarina

O esquema abaixo ilustra a situação ideal, onde a (1) fonte de luz principal é uma janela (pode ser qualquer abertura para entrada de luz) e do lado direito temos um (2) rebatedor - que irá refletir a luz da janela com menor intensidade em função da maior distância desta fonte.
Peça ajuda de outra pessoa, assim você poderá observar melhor o comportamento da luz enquanto posiciona a pessoa e as fontes. O rebatedor pode ser até uma folha de papel A4 (use de sua criatividade).


No próximo exemplo, eu poderia dizer que é Rembrandt? Não exatamente, mas a ideia de se posicionar a face neste ângulo rendeu um efeito agradável no lado rosto menos iluminado. Percebe o V bem sutil?

To bring you my love by Kristina Kazarina on 500px.com
https://500px.com/kazarina

Mais sobre o trabalho de Kristina Kazarina, que explora as relações do feminino, com inclinação para a sensualidade, podem ser apreciados e conhecidos nos seguintes endereços:

http://kazarina.com/
https://500px.com/kazarina
https://www.instagram.com/kazarina/

Kristina, muito obrigado por seu apoio e generosidade!
Kristina, thank you for your support and generosity!

Gostou deste artigo? Role a tela para baixo, deixe seu comentário ou veja outros itens interessantes.

Antes de usar o conteúdo deste artigo para outros fins, por favor, consulte a nossa política de privacidade e direitos de uso.