Início

Fotografia (023) Arte e Beleza


Acredito que toda pessoa que inicia seu aprendizado de fotografia deveria passar por um "estágio" de entendimento do belo como forma de arte, que se reflete em diversas outras esferas das nossas vidas.
Conhecer a beleza nos educa, harmoniza e produz o juízo do gosto, que tem relação intrínseca para a forma como lapidados o nosso senso estético. No fim das contas, teremos grande enriquecimento do olhar para compor fotografias melhores.

Recomendo que assista estes quatro vídeos e tire suas conclusões. Sugeri uma ordem de exibição, para que assista desde o primeiro vídeo (logo abaixo) até o último (no fim deste artigo).

Nos dois primeiros, a professora Lúcia Helena (da Escola de Filosofia Nova Acrópole Brasil) faz considerações (em português) sobre o livro de Roger Scruton, intitulado Porque a Beleza Importa?, mas não está disponível em português até a data em que este artigo foi publicado. A apreciação desses vídeos independe do conhecimento direto da obra ou do autor, muito menos de arte ou fotografia, portanto fique tranquilo(a) e aproveite.





Em seguida vem o documentário da BBC com o próprio Roger Scruton falando acerca da beleza, intitulado A Importância da Beleza (com legendas em português).




Por fim, e não menos importante, Robert Florczak levanta questões que podem propor uma pergunta central: Porque a arte moderna é tão ruim? Este vídeo também está legendado. 




Gostou deste artigo? Role a tela para baixo, deixe seu comentário ou veja outros itens interessantes.

Antes de usar o conteúdo deste artigo para outros fins, por favor, consulte a nossa política de privacidade e direitos de uso.